"sua realidade segura por um fiapo de cabelo"

Brazil [resenha]

Título original: Brazil

Direção: Terry Gilliam
Produção: Arnon Milchan
Elenco: Jonathan Pryce; Robert De Niro; Katherine Helmond; Ian Holm; Bob Hoskins; Michael Palin; Ian Richardson
Peter Vaughan; Kim Greist; Jim Broadbent
Gêneros: ficção científica e drama.
Tempo: 132min.
Ano: 1985.
País: Reino Unido

Filme Brazil

Esta dramática  ficção cientifica tem grande semelhança na idéia da obra 1984 de G. Orwell. Contudo é extremamente peculiar com o surrealismo presente, fazendo o expectador viajar para dentro do curioso mundo em que se passa a história do filme. Mas sofre com um enredo bem confuso.

O personagem vive em um mundo totalitário, um tanto hierarquizado e burocrata, com particularidades que nunca vi em outra obra, o Estado em que se passa a ficção é bastante repressor a todos que são contra ele. A obra nos mostra e satiriza a tragédia dos valores e dos costumes da modernidade. Distingui de 1984 nas estruturas estatais e de não estar constantemente em guerra. No Brazil o Estado é muito dependente das maquinas e suas tecnologias, ignorando a possibilidade de falhas no seu funcionamento.

A história tem inicio com justamente a falha de uma maquina que imprime o nome de condenados como terroristas (sujeitos contrários ao Estado totalitário), nesse erro ela faz a troca de algumas letras e condena um funcionário publico por engano ou por sabotagem do guerrilheiro condenado. Este personagem condenado erroneamente é filho de uma influente mulher viciada em cirurgias plástica, que passa por bizarros e rudimentares métodos para esticar a pele.

Em paralelo a história há uma outra, em um cenário completamente diferente, como se fosse uma outra vida ou um mundo de sonhos, lá há um romance entre o personagem principal e uma misteriosa mulher que ele busca constantemente encontrá-la, o curioso é que estes personagens voam e se perdem dentro deste cenário fantasioso que mais parece um labirinto verticalizado. Já no mundo real ele busca por ela constantemente.

Curioso é que a única relação entre o filme Brazil e o Brasil é a repetida trilha sonora Aquarela do Brasil.

Esta obra nos faz refletir algo parecido ao que refletimos ao ver o filme 1984, tanto o perigo do controle do Estado sob a população e também critica os valores de nossa sociedade pós-moderna e burocrata.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s